Coordenador : Pedro Sobrino Laureano
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394731.2206.374906.01092023
Departamento/Setor: GSI
Área Temática : Saúde
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Público-alvo: Graduandos do curso de Psicologia da UFF a partir do 3º período, egressos da graduação, pós-graduandos e pós-graduados.
Objetivo
- Suporte nos primeiros passos de aquisição das ferramentas conceituais da teoria psicanalítica. - Aprofundamento da apropriação teórico-conceitual dos fundamentos da clínica psicanalítica. - Ganho de amadurecimento intelectual para diferenciar as teorizações de Freud e Lacan, desenvolvendo maior discernimento, dirimindo confusões conceituais e ganhando capacidade lógica de acompanhamento dos debates pertinentes à área. - Aumento de repertório bibliográfico nos estudos em psicanálise. - Colaborar para a formação de estagiários e profissionais qualificados para responder às necessidades de intervenção junto às novas configurações do laço social
Resumo
O curso terá como objetivo principal a promoção do ensino e da transmissão das bases teórico-clínicas da psicanálise, assim como de suas implicações epistemológicas e éticas. O recorte temático será a abordagem psicanalítica dos quatro conceitos fundamentais – inconsciente, pulsão, repetição e transferência – em Freud e em Lacan. Buscamos, assim, fornecer suplemento continuado à formação de estudantes de psicologia a partir de uma atividade complementar às disciplinas do currículo. Como objetivos específicos buscamos: Agregar qualidade aos estudos necessários a um percurso clínico-institucional; Aumento do rigor da apropriação dos conhecimentos psicanalíticos; Estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente, da criatividade e do senso ético a partir de um contato mais aprofundado com o modo como os conceitos psicanalíticos foram elaborados, aprimorados e revisitados por Freud e por Lacan a partir dos desafios da prática. Além disso, a proposta é que a ação ocorra em fluxo contínuo, duas vezes ao ano, uma vez a cada semestre letivo. Poderá contar com rotatividade dos professores responsáveis pela organização do curso e ocorrerá no âmbito do Laboratório de Psicanálise e Laço Social da Universidade Federal Fluminense, campus Niteroi.